Exposição de gravuras de Oswaldo Goeldi, Lasar Segall e Iberê Camargo de 24/04/2010 até 10/07/2010 no Museu Lasar Segall, vale a pena conferir!
"A mostra pretende estabelecer um vínculo entre Iberê Camargo, Osvaldo Goeldi e Segall que, em âmbito geral, podem ser associados ao expressionismo. Ramo da arte pouco explorado no Brasil, a gravura fez parte da produção desses três artistas e a comparação pode ser feita, especialmente no que se refere a universos mais soturnos. “Queria destacar essa vertente da modernidade e perceber a aproximação e a diferença entre cada um dos artistas. É uma mostra que possibilita perceber essa similaridade e esse distanciamento”, explica a curadora Vera Beatriz Siqueira.
Apesar das semelhanças, é importante ressaltar as particularidades de cada um. Calcado na xilogravura, Goeldi tem um traço mais violento, em contraposição a Segall, por exemplo, que tem uma formação mais culta. Já Iberê tem uma diferença de geração com os outros dois e, portanto, sua produção é mais contemporânea. “Segall tem uma arte muito culta, com temas e assuntos sempre eruditos. Já Goeldi tem um gesto mais bárbaro, pegando o mundo pelas sombras, pelas franjas, retratando um Rio de Janeiro quase deserto, com ruas solitárias. Por fim, Iberê lida com a abstração, flertando com o gesto violento de Goeldi, mas não mais com a expressão romântica dele”, enumera Vera.
A curadora esclarece ainda que a escolha do nome Cálculo da Expressão se justifica não apenas por fazer referência ao expressionismo, mas também por pensar no outro lado dessa moeda, que é o cálculo. “O procedimento da gravura é muito artesanal, o que já estabelece uma relação entre o conteúdo expressivo e o processo de criação da imagem”, completa a curadora. A exposição fica em cartaz até 10/09. "
fonte: Revista Época
Leia texto da curadora
Museu Lasar Segall: Rua Berta 111, Vila Mariana. Estação Santa Cruz de metrô. Terça a sábado e feriados, 14h/19h; domingo, 14h/19h. Até 10/7. Grátis.