30/01/2011

Exposição Ordem e Progresso no MAM


Vontade Construtiva na Arte Brasileira

Locais e horários

Museu de Arte Moderna (MAM)

Endereço: Parque Do Ibirapuera, s/nº
Tel.:(11)  5085-1300
Quando: (Ter, Qua, Qui, Sex, Sáb e Dom) Acontece de terça a domingo e feriados das 10h00 às 18h00. Grátis. De 28/01 a 03/04.

Mais informações

Resenha por Jonas Lopes:

Diversas tendências vanguardistas são percorridas na coletiva. Formada por oitenta obras, todas do acervo do MAM, a mostra parte de um conceito definido por Hélio Oiticica em 1967, no texto escrito para a exposição Nova Objetividade Brasileira. Ele definia o termo “vontade construtiva” como a forma encontrada aqui de assimilar aspectos culturais do exterior, digeri-los e, então, criar algo totalmente novo e com personalidade própria. A seleção vai de artistas concretistas e neoconcretistas, caso de Lygia Pape e Lothar Charoux, a nomes da videoarte como Mauricio Dias e Walter Riedweg, passando por fotografias de Brasília registradas por Thomaz Farkas e Mauro Restiffe. O período do regime militar rende trabalhos mais politizados, entre eles os de Regina Silveira e do argentino León Ferrari (que viveu em São Paulo de 1976 a 1991). Sobressaem também as presenças de Beatriz Milhazes, autora da pintura Love, e Cildo Meireles, com a instalação Camelô. Também em cartaz no espaço: Judith Lauand (pinturas, desenhos e gravuras). Até 03/04/2011.


fonte: Veja

24/01/2011

Exposição de Escher inédita no Brasil!!!

A Flores de Guache é fã do Escher e oferece posters com preços especiais !

Exposição com 95 obras do artista gráfico conhecido como mestre da ilusão ótica, fica até março na capital fluminense. Gravuras, desenhos e instalações do holandês M.C. Escher (1898 – 1972) podem ser vistos pelo público do Rio de Janeiro desde terça-feira (18) no Centro Cultural Banco do Brasil. Após passagem por Brasília "O Mundo Mágico de Escher" .

Entre as obras interativas da mostra está um quebra-cabeça gigante que mostra como Escher utilizava imagens geométricas ou figurativas para criar gravuras que remetem ao infinito. Assim como Escher adorava brincar com a percepção imediata das pessoas, a exposição busca recriar essa sensação por meio de efeitos como o de uma imagem plotada no chão que se completa em um espelho curvado.
A  mostra constitui o maior conjunto de obras do artista já exibido no Brasil. Os trabalhos pertencem ao Haags Gemeentemuseum, que mantém o Museu Escher, em Haia, Holanda, e a curadoria da exposição no Brasil é de Pieter Tjabbes, holandês radicado em São Paulo.
Em abril, "O Mundo Mágico de Escher" chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo.

16/01/2011

Maison et Objet, Paris, Nord Villepinte - França - de 21 a 25 de janeiro 2011

  A feira internacional de móveis, decoração, design e arte na capital francesa começou no dia 21 deste mês. Como em toda edição lançará para o mundo tendências em design, moda, objetos, casa e arte. Maison & Objet é um verdadeiro ponto de referência para a decoração e design.

15/01/2011

Ron Mueck - Esculturas Gigantes


Ron Mueck, australiano, nascido em Melbourne em 1958, cresceu vendo os pais construírem brinquedos, mudou-se para Londres em 1986 onde trabalhou a criação de modelos para as indústrias de cinema, televisão e publicidade. Tornou-se reconhecido internacionalmente por suas esculturas originais, enormes, que reproduzem a figura humana com habilidade técnica inigualável. O artista ultiliza efeitos especiais cinematográficos para a criação de suas obras hiper realistas, se não fosse o tamanho das esculturas seria fácil confundi-las com pessoas reais.
As obras são facinantes e chocam pelo excesso de realidade e pela escolha de feições marcantes. Sua obra tem uma poderosa gama psicológica, focando não apenas em experiências universais, como o nascimento, vida e morte, mas sobre os estados emocionais, como medo, isolamento e ternura, é possível ver detalhes na escultura como pelos, poros, a cor da pele é pálida e translúcida.

Em 2002 sua escultura mulher grávida, foi comprada pela National Gallery of Australia por AU$ 800,000. Surpreendente em seu realismo e força emocional, as obras de Ron Mueck fizeram dele um dos escultores mais famosos do nosso tempo.

No dia 23 de janeiro termina a exposição de Ron Mueck na Christchurch Art Gallery.

Seguidores