Secessão de Dresden – Grupo 1919, que reúne artistas irmanados no ideal de uma arte interiormente verdadeira, com preocupações sociais. No Estatuto divulgado quando da fundação do grupo, em janeiro de 1919, que destaca as palavras de ordem VERDADE – FRATERNIDADE – ARTE, esses jovens revolucionários se autoproclamam ‘O Futuro’. Seus fundadores são: Peter August Böckstiegel, Otto Dix, Will Heckrott, Otto Lange, Constantin von Mitschke-Collande, Conrad Felixmüller, Otto Schubert, Lasar Segall, a escultora Gela Forster e o arquiteto e escritor Hugo Zehder. Oskar Kokoschka é membro estrangeiro convidado. Outros nomes se juntam depois ao grupo inicial.
As artes gráficas são valorizadas, com destaque para a xilogravura e sua função como panfleto. Publicações como Menschen (Homens) e Neue Blätter für Kunst und Dichtung (Novas folhas para arte e literatura) dão suporte ao grupo, reproduzindo suas obras e publicando ensaios críticos. O Grupo 1919 editou um álbum com doze gravuras, exibidas nesta mostra do Museu Lasar Segall, e fez exposições, inclusive com artistas convidados – entre os quais Lyonel Feininger, Eugen Hoffmann, George Grosz e Kurt Schwitters, também aqui representados. Uma sensibilidade aberta à arte internacional permitiu que se espelhassem em personalidades como o austríaco Egon Schiele e o russo Marc Chagall. As obras e as idéias de artistas como Max Pechstein, Karl Schmidt-Rottluff, Käthe Kollwitz, Paul Klee e Wassily Kandinsky também foram referências importantes.
Esta segunda geração dos expressionistas explorou as cenas de portos e barcos que anunciavam a aventura do desconhecido e, como seus antecessores do grupo A Ponte (1905), privilegiaram o primitivo, a natureza, o nu e a energia dionisíaca da sexualidade como força subversiva de renovação e regeneração.
Vera d’Horta
Exposição: Verdade – Fraternidade – Arte: Secessão de Dreden – Grupo 1919 e contemporâneos
Curadoria: Vera d’Horta
Exposição: 20 de novembro de 2010 a 20 de fevereiro de 2011
Local: Museu Lasar Segall – Ibram – MinC
Horários: terça a sábado e feriados, das 14h00 às 19h00, domingos, das 14h00 às 18h00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário