![]() |
| Kaws exhibition 2010 in Hong Kong |
Toy art, Urban Vinyl ou Designer Toys, são vários os termos que definem o conceito "brinquedo de arte". Brinquedo que não é feito para brincar e nem para as crianças, são dirigidos para adolecentes e adultos, para decorar ou colecionar. Toy art tem conceito diferente de escultura artística. São personagens criados por grafiteiros, artistas e ilustradores, criação de um universo irreal, personagens inusitados de seus criadores, que tornam reais esses divertidos bonequinhos parecidos com monstrinhos, ETs ou bichinhos, também podem ser baseados em personagens famosos do desenho animado como o Mickey ou mascotes como o palhaço "Ronald McDonald´s".
Toy Art é uma manifestação contemporânea que se apropria de brinquedo para lançar essas artes com tema que pode ser cômico, subversivo, meigo, violento, político, urbano, erótico e bem criativo. O intuito é chamar a atenção do observador para algo único. Um toy art sempre terá tiragem limitada, numerada ou assinada, e não será relançado, a não ser se for criada nova versão de grafismo. Os materiais utilizados para essas criações são diversos mas o vinil é o mais conhecido e a pelúcia também. O custo da produção em vinil é elevado e a questão da excluvidade faz com que o custo final do toy art em vinil seja elevado, como de uma obra de arte, não deve ser comparado a um brinquedo que tem linha de produção e se destina ao consumo em massa.
Existem vários artistas conhecidos neste segmento da arte como o americano Paul Budnitz, da Kidrobot, o Brian Donnelly nome artistico Kaws, começou a carreira como artista de graffiti e também produziu edições limitadas no toy art, Gary Baseman, ilustrador, pintor, cartunista, designer e animador, o italiano Simone Legno criador da marca Tokidoki, o japones Spanky, entre outros.
Coloridos ou não, descolados e debochados, os Toy Art vem conquistando cada vez mais seu espaço e acreditamos que veio para ficar!

Nenhum comentário:
Postar um comentário